Silva Jardim Pra conhecer e curtir

Silva Jardim é uma cidade pacata, tranquila e aconchegante, características típicas de cidade do interior; seu povo é alegre, simpático e acolhedor, o que atrai visitantes de cidades grandes e também pessoas que encontram aqui lugar tranquilo para morar. A economia do município é baseada na produção agropecuária. Tem no comércio local e nos serviços bom atendimento à população local e aos visitantes..

Mico-leão-dourado
Represa de Juturnaíba
Cachoeira
Paisagens da região

A sede do município fica localizada a 5 km da BR 101 com acesso por estrada pavimentada e bem sinalizada.

É na Reserva Biológica Poço das Antas, que se encontram algumas espécies de animais ameaçados de extinção; é aqui o abrigo do mico-leão-dourado, um dos símbolos da região.

Outra marca do município, a Represa de Juturnaíba, antiga Lagoa de Juturnaíba, situada entre os municípios de Silva Jardim, (bem próximo à sede) e Araruama. A represa é responsável pelo abastecimento de água da Região dos Lagos e ainda uma parte de Niterói e São Gonçalo. Juturnaíba tem grande potencial turístico para quem gosta de uma boa pescaria: tucunaré e traíra, e para a prática de esportes náuticos: iatismo, remo e natação. Apesar do barramento, Juturnaíba é considerada um santuário ecológico, em razão de sua proximidade com a Reserva Biológica Poço das Antas, encontrando-se no local pequenas ilhas que fazem da lagoa um viveiro natural para grande diversidade de peixes e algumas espécies nativas de animais.

Cachoeiras, rios, montanhas, e extensa área destinada às RPPNs tão presentes em Silva Jardim tem atraido turistas em busca de contato com a natureza, tranquilidade e descanso. As RPPNs (Reserva Particular do Patrimõnio Natural) são áreas cedidas por proprietários rurais e certificadas pelo IBAMA, destinadas exclusivamente à preservação e regeneração da fauna e da flora da Mata Atlântica.